sexta-feira, 11 de junho de 2010

Shame on you, Nederlanders

Geert Wilders e o seu partido de extrema direita, PVV, Partido para a Liberdade (sim, a palavra liberdade vende muito nos países baixos e é utilizada muitas vezes num sentido lato), foram os grandes vencedores das eleições na Holanda. Se nas eleições legislativas anteriores já contavam com 9 deputados (de 150), desta feita conseguiram uns impensáveis 24! deputados com cerca de 16% dos votos. Isto numa das nações supostamente mais tolerantes da Europa.
As palavras de Wilders resumem bem a escolha holandesa. "Holanda escolheu mais segurança, menos crime, menos imigração e menos islão”. A repugnância que me provoca a xenofobia deste senhor é indescritível, e mais ainda as suas tentativas de passar como defensor dos direitos humanos e patrono da segurança, ele que foi responsável por autênticas pérolas como este Fitna. Aliás se alguém anda a criar um clima de crispação social que poderá levar a uma escalada da insegurança, não é outro senão ele. Convém referir que mais de 20% da população da Holanda tem uma etnicidade não holandesa, e uma grande parte é originária de países muçulmanos ( principalmente do Magrebe e Turquia).
Mais do que isto, o que me faz confusão é como é que num período de crise, 16% dos eleitores holandeses escolhem um partido que pensa que a economia é um jogo de soma nula.

Sem comentários:

Enviar um comentário