sábado, 15 de maio de 2010

Contradições

Depois de algum tempo sem postar devido a um retiro espiritual para introspecção (mentira, foi apenas desleixo mas tinha que arranjar introdução para o tema) decidi voltar depois de ver o seguinte: ao que parece a “forte presença de crentes” durante a visita do Papa foi “superior às previsões dos organizadores”. Quem acompanhou a visita pela televisão confirma a veracidade desta notícia uma vez que estavam presentes milhares de pessoas tanto a missa no Terreiro do Paço como na missa em Fátima (mais de meio milhão de pessoas). Isto só pode ser um sinal que Portugal é um país cheio de fé e de crentes. Mas serão mesmo assim tão crentes?

Quando via a transmissão da visita, eu imaginei este cenário:
Vamos supor que durante o decorrer de qualquer uma das missas sai da multidão uma pessoa que se dirige ao altar. Vamos supor também que essa pessoa é a Alexandra Solnado. Ela dirige-se ao altar e afirma que vê e fala com deus. Qual é que seria a reacção do Papa e de todos os crentes? Aposto que todos, sem excepção, iriam dizer que a senhora era maluca. Isto não é pouco lógico?

Isto é o que me faz confusão nos católicos. Todos eles são devotos fiéis e acreditam que deus existe apesar de nunca o terem visto ou ouvido (Até aí tudo bem, eu também acredito que o Euromilhões existe sem nunca o ter visto nem nunca ter conhecido ninguém a quem tivesse saído). No entanto, se aparece alguém a dizer que falou com ele ou o ouviu, essa pessoa passa por maluco. Estão perante alguém que pode provar que aquilo em que eles acreditam é real e a primeira coisa que fazem é descredibilizar essa pessoa. Enfim… é apenas mais uma das contradições da malta católica!

Sem comentários:

Enviar um comentário