sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chicoespertolândia

Sugiro a mudança do nome do nosso país para Chicoespertolândia. Todos nós sabemos que o português é um povo que sabe tudo sobre absolutamente tudo e, por isso mesmo, acha que consegue ser mais esperto e enganar qualquer outro povo. Penso que isto é bem evidente na nossa sociedade:
1) Politica: Não é à toa que a grande parte da nossa classe politica (que por sinal é onde se encontra maior concentração de Chico Espertos) está constantemente a aparecer nos meios de comunicação devido aos seus “esquemazinhos”. Digo “esquemazinhos” porque nem sequer dão dinheiro a sério como foram os casos Freeport, Face Oculta (onde é que já se viu um Vice-Presidente de um banco e ex-politico ser subornado por um sucateiro por 10.000€), etc. Penso que este artigo do Diário de Noticias diz muito.

2) Televisão: Se não fossemos um país de Chico Espertos provavelmente os programas de opinião pública não teriam o sucesso que têm actualmente. Eu sei que todos nós temos um Miguel Sousa Tavares/Marcelo Rebelo de Sousa/Rui Santos dentro de nós. Se tentarmos cometer a proeza de ver apenas canais portugueses durante um dia inteiro iremos apanhar com dezenas de programas onde é permitido à Dona Arminda Marques (56 anos, Reformada, Linda-a-Velha) comentar a viabilidade do TGV (é que ela tem uma irmã na França que andou duas vezes de TGV e portanto está habilitada a comentar qualquer assunto referente a essa temática) e ao Sr.Bruno Lopes (37 anos, Técnico de Vendas, Rio Tinto) expressar a sua opinião sobre a constitucionalidade da lei do casamento homossexual.

3) Futebol: Aqui, para além dos variadíssimos casos de aliciamento de árbitros e de transferências de jogadores duvidosas, vemos uma elevada incidência de Chicoespertice nos treinadores nacionais. Só poderá ser devido a esta doença que afecta a generalidade dos portugueses e que nos confere a capacidade de acharmos que conseguimos ludibriar os outros que a maior parte dos treinadores nacionais, quando joga nas competições europeias, altera a sua equipa/táctica tipo em alturas criticas. Como é óbvio nunca corre bem e isso viu-se ontem em Liverpool. (Sim, escrevi tudo isto só para dizer que fiquei lixado com a derrota de ontem e com as escolhas do Jesus. Mas apesar do que se passou ontem, o homem é o maior!)

2 comentários:

  1. Tu também és um chico espertp =P (1º comentário a um post deste blog)

    Catarina Jesus

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, raras são as intervenções pertinentes. Talvez uma ressalva para o Alfredo Barreiros, 47 anos, Logista, de Lisboa.

    ResponderEliminar